MINHOCA

MINHOQUINHA
Faixa etária:
Educação Infantil

Letra:
Se possível, apresente a letra da canção em um cartaz, destacando os numerais.

Uma minhoquinha fazendo ginastiquinha
Duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Três minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Quatro minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Cinco minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Seis minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Sete minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Oito minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Nove minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Dez minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Um minhocão fazendo ginasticão.

Duração:
Uma aula

Objetivos:
·                    Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
·                    Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
·                    Trabalhar noções de lateralidade.

Conteúdo
·                    Conhecimento do corpo
·                    Conhecimento espacial
·                    Lateralidade
·                    Fruição
·                    Linguagem
·                    Brincadeira musical

Desenvolvimento:
·                    Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
·                    Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
·                    Após ouvir a canção pergunte às crianças o que eles acham que a minhoca está fazendo, fale sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde.
·                    Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
·                    Para ensinar a brincadeira você deverá cantá-la alternando o braço direito e esquerdo.
A coreografia consiste na alternância de movimento dos braços direito e esquerdo a cada mudança de estrofe.
Inicie dobrando os braços verticalmente, de modo que os cotovelos fiquem na altura da cintura e a mão direita na altura do ombro direito.
Seguindo o ritmo da gravação estique os braços levando a mão para cima e contraindo, voltando à posição inicial.
A intenção é imitar uma minhoquinha se exercitando esticando e contraindo o braço repetidamente.
Quando cantar, “Uma minhoquinha fazendo ginastiquinha”, todos deverão esticar e contrair e contrair o braço direito no ritmo da música, repetindo o movimento até que mude de estrofe a estrofe para, “Duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha” que será executado repetindo os movimentos com o braço esquerdo.
Faça isso alternando os braços até a estrofe:
“Dez minhoquinhas fazendo ginastiquinha”.
Quando a canção falar, “Um minhocão fazendo ginasticão”, os mesmos movimentos deverão ser realizados com os dois braços.
·                    Peça para que as crianças para acompanhem essa coreografia.
·                    Sempre estimule as crianças a cantarem e dançarem, pois o movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.

Atividades de expansão:
·                    Desenhar uma cena com o animal que a música fala.
·                    Fazer minhoquinhas de massinha ou de argila.
·                    Fazer apresentação da coreografia em eventos da escola. As crianças podem usar meias ¾ coloridas nos braços.