CABEÇA, OMBRO, PERNA E PÉ
Faixa etária:
Educação
Infantil
Letra:
Se possível, apresente a letra
da canção em um cartaz.
Cabeça,
ombro, perna e pé
Cabeça,
ombro, perna e pé
Perna
e pé
Cabeça,
ombro, perna e pé
Perna
e pé
Olhos,
ouvidos, boca e nariz
Olhos,
ouvidos, boca e nariz
Duração:
Duas
aulas
Conteúdo
·
Conhecimento do corpo
·
Conhecimento espacial
·
Lateralidade
·
Fruição
·
Linguagem
·
Brincadeira musical
Desenvolvimento:
·
Coloque o vídeo para as crianças apenas fruam a
canção.
·
Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção
e uma brincadeira musical.
·
Após ouvir a canção pergunte às crianças para quais
partes do corpo que a música nos chama a atenção.
·
Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo
quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
·
Para ensinar a brincadeira você deverá cantá-la
e apontar, em si mesmo, cada parte do rosto que for mencionada na letra.
·
É importante que você cante a música bem
devagar para elas reconheçam quais as partes do corpo mencionadas na canção.
·
Peça para que as crianças acompanhem sua
coreografia.
·
Sempre estimule as crianças a cantarem e
dançarem, pois o movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.
Atividades de expansão:
·
Fazer
um auto retrato destacando os membros do corpo.
·
Construir
bonecos articulados em tamanho natural.
Objetivos:
·
Incentivar os alunos fazerem atividades explorando
o movimento.
·
Promover a socialização por meio de
brincadeiras musicais.
·
Trabalhar noções de lateralidade.
· Identificar partes do corpo por meio do movimento.