CARANGUEJO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE
Faixa etária:
Educação Infantil

Letra:
Se possível, apresente a letra da canção em um cartaz.

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é!

Conteúdo
·                    Conhecimento espacial
·                    Lateralidade
·                    Fruição
·                    Linguagem
·                    Brincadeira musical

Desenvolvimento:
0 a 2 anos
·                    Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
·                    Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
·                    Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
·                    Cante com eles batendo palmas e batendo os pés, segundo os comandos da letra.
Atividades de expansão:
·                    Fazer pesquisas sobre o animal que a canção trata.
·                    Construir painel para que as crianças conheçam o habitat do caranguejo.
·                    Você poderá utilizar areia aplicada em papel com cola, aplicar conchinhas etc.
3 a 4 anos
·                    Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
·                    Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
·                    Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
·                    Posteriormente, explique a brincadeira.
·                    Em roda e de mãos dadas, as crianças deverão girar enquanto cantam. No verso “Palma, palma, palma”, elas deverão parar de girar, soltar as mãos e bater palmas; no verso “Pé, pé, pé”, ainda paradas e sem dar as mãos, elas deverão bater os pés no chão; no verso “Roda, roda, roda”, as crianças vão girar em torno de si mesmas, até o verso “Caranguejo peixe é!”, no qual elas deverão agachar.

Objetivos:
·                    Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
·                    Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
·                    Trabalhar noções de lateralidade.
·                    Adquirir por meio do movimento noções corporais.