A CANOA VIROU
Faixa etária:
Educação
Infantil
Duração:
Uma
aula
Letra:
Apresente a letra da canção em um
cartaz.
A
Canoa virou
Por
deixa-la virar
Foi
por causa do Marcelo
Que
não soube remar
Se
eu fosse um peixinho
E
soubesse nadar
Eu
tirava o Marcelo do fundo do mar
Siriri
pra cá
Siriri
pra lá
O
Marcelo é velho e quer casar
A
Canoa virou
Por
deixa-la virar
Foi
por causa do Marcelo
Que
não soube remar
Se
eu fosse um peixinho
E
soubesse nadar
Eu
tirava a Camila o Marcelo do fundo do mar
Siriri
pra cá
Siriri
pra lá
A
Camila é velha e quer casar
Conteúdo
·
Conhecimento do corpo
·
Conhecimento espacial
·
Lateralidade
·
Fruição
·
Linguagem
·
Brincadeira musical
Desenvolvimento:
0 a 2 anos
·
Coloque o vídeo para as crianças fruam a
canção.
·
Posteriormente diga a elas que aprenderão uma
canção e uma brincadeira musical.
·
Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo
quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
·
Faça um barquinho de dobradura colorindo-o com
giz de cera.
·
Coloque um cabinho utilizando um palito de
churrasco sem ponta e desenvolva uma coreografia que lembre o movimento da
maré.
·
Sempre estimule as crianças a cantarem e
dançarem. O movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.
Atividades de expansão:
·
Faça
um cenário com cena marítima com papel craft e trabalhe o tema mar.
3 a 4 anos
·
Coloque o vídeo para as crianças fruam a
canção.
·
Leia a letra escrita no cartaz e pergunte se
alguma criança já conhece esta cantiga. Por ser de tradição oral poderá ter
letras diferentes, portanto para brincar deverão cantar uma só letra.
·
Ensine a canção para as crianças e explique as
regras da brincadeira para que a mesma se torne dinâmica.
·
Peça para todos seus alunos formarem uma roda e
sentarem no chão da sala de aula ou no pátio da escola.
·
O professor deverá caminhar em torno da roda,
passando por trás das crianças e cantando com eles a canção “A canoa virou”.
·
Ao cantar “Foi por causa do(a) ”, diga o nome
de uma criança, que deverá se levantar dirigindo-se ao centro da roda.
·
Na sequência, ao cantarem a segunda estrofe,
“Eu tirava o(a) do fundo do mar”, dê a mão à criança que está no centro da
roda, como se estivesse tirando-a do “fundo do mar”.
·
Repita a brincadeira até que todas as crianças
tenham participado da brincadeira.
Objetivos:
·
Incentivar os alunos fazerem atividades
explorando o movimento.
·
Promover a socialização por meio de
brincadeiras musicais.
·
Trabalhar noções de lateralidade.
·
Trabalhar a audição concentrada.