CORPO

CABEÇA, OMBRO, PERNA E PÉ
Faixa etária:
Educação Infantil

Letra:
Se possível, apresente a letra da canção em um cartaz.

Cabeça, ombro, perna e pé
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Olhos, ouvidos, boca e nariz

Duração:
Duas aulas

Conteúdo
·                    Conhecimento do corpo
·                    Conhecimento espacial
·                    Lateralidade
·                    Fruição
·                    Linguagem
·                    Brincadeira musical

Desenvolvimento:
·                    Coloque o vídeo para as crianças apenas fruam a canção.
·                    Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
·                    Após ouvir a canção pergunte às crianças para quais partes do corpo que a música nos chama a atenção.
·                    Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
·                    Para ensinar a brincadeira você deverá cantá-la e apontar, em si mesmo, cada parte do rosto que for mencionada na letra.
·                    É importante que você cante a música bem devagar para elas reconheçam quais as partes do corpo mencionadas na canção.
·                    Peça para que as crianças acompanhem sua coreografia.
·                    Sempre estimule as crianças a cantarem e dançarem, pois o movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.

Atividades de expansão:
·                    Fazer um auto retrato destacando os membros do corpo.
·                    Construir bonecos articulados em tamanho natural.

Objetivos:
·                    Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
·                    Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
·                    Trabalhar noções de lateralidade.
·                    Identificar partes do corpo por meio do movimento.